segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Embaixadores da marca

Os promotores de venda precisam ter um discurso alinhado com a filosofia da empresa e incorporar o papel de “embaixadores da marca” para que a mesma fique em permanente destaque nos pontos-de-venda.

Para atender as expectativas de indústrias e clientes, hoje, o promotor precisa ser um profissional mais completo e com um número maior de habilidades. Aquele colaborador que, no passado, era responsável apenas por manter o ponto-de-venda em ordem e atender consumidores, atualmente precisa também conhecer detalhadamente o mix de produtos representados; tirar dúvidas de gerentes, balconistas e vendedores da loja; manter a gôndola arrumada e bem sinalizada com identificação e preço; fazer a reposição evitando rupturas; sugerir pedidos quando o estoque estiver baixo; orientar promoções e ficar atento a tudo que ocorre em seu setor, para que essas informações cheguem à direção da organização e deve ter noções sobre o mercado, a concorrência e os seus potenciais clientes; conhecimento da empresa (estrutura, políticas, processos etc.); definição e importância de seu papel para atingir objetivos e metas da empresa; domínio no conhecimento de seus produtos, serviços e vantagens competitivas; conhecimento, capacidade de interagir e influenciar com o seu trabalho no ponto-de-venda. Pesquise mais sobre sua empresa na internet.

O grande papel do profissional de vendas de varejo é o de reduzir o risco do consumidor associado à compra, principalmente quando o mesmo se mostra indeciso entre marcas distintas. Uma boa promoção no ponto-de-venda pode contribuir para a escolha e a decisão de compra.

Sabe-se que a marca é, reconhecidamente, o item mais importante para a definição das compras dos bens duráveis de consumo. Porém, além da força da marca, algumas ações promocionais no ponto-de-venda são capazes de levar o consumidor a substituir determinada marca de sua preferência.

Pesquisas realizadas em home centers apontam que as variações na venda de um mesmo produto, com e sem promotora, chegam à casa dos 30%, saltando para 50% em alguns itens. Mais uma prova que o próprio consumidor exige pessoas com bons conhecimentos dos produtos nos PDVs, principalmente para material técnico ou que demandem uma escolha mais acurada. 

O promotor é o cartão de visita das empresas e possui uma série de funções importantes e vitais para a venda do produto, portanto aprimore seus conhecimentos e tenha um diferencial dos seus concorrentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Yahoo! Brasil - Tecnologia

BlogBlogs - Buttons

BlogBlogs